A qualidade dos serviços de distribuição de energia elétrica alcançou, em 2021, o segundo melhor resultado da série histórica acompanhada desde 2000. A informação está disponível no site da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e mostra que, ao longo de 2021, o serviço ficou disponível 99,86% do tempo, numa média nacional entre todas as distribuidoras, quer sejam concessionárias ou permissionárias, como é o caso da CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto).
Os consumidores brasileiros ficaram 11,84 horas, em média sem, energia no ano passado, abaixo do limite estabelecido pela ANEEL. Em 2021, o fornecimento de energia foi interrompido, em média, 5,98 vezes. A frequência das interrupções se manteve em trajetória decrescente reduzindo de 6,06 interrupções em 2020 para 5,98 interrupções em média em 2021.
O avanço observado no último ano é resultado de diversas ações da ANEEL, tais como as novas regras de qualidade de fornecimento nos contratos de concessão das distribuidoras, a adoção de planos de resultados para as empresas que apresentem mau desempenho, as compensações financeiras aos consumidores, as fiscalizações rigorosas da agência reguladora e a definição de limites de interrupção decrescentes para as concessionárias e permissionárias.
Comments