A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) disponibiliza uma cartilha de perguntas e respostas com detalhes sobre o funcionamento do sistema de transmissão de energia elétrica no Brasil. A publicação tem como objetivo aprimorar a comunicação e o entendimento dos consumidores sobre o sistema de cobrança das tarifas.
A publicação explica como são aplicadas as tarifas de transmissão e detalha como a metodologia do sinal locacional, que é próprio do local onde é gerado, pode beneficiar o desenvolvimento do país. Em linguagem simples e acessível a todos, a cartilha está disponível no site da ANEEL e também pode ser acessada pelos consumidores clicando aqui neste link.
A cartilha explica sobre as questões técnicas do setor. Nos últimos anos, consumidores do Norte e Nordeste brasileiro pagavam mais pela tarifa de uso por serem importadores de energia e, consequentemente, demandarem mais a rede de transmissão. Com a geração da usina de Belo Monte no Norte e a expansão das usinas eólicas e solares nos Estados do Nordeste, as duas regiões passaram de importadora para exportadoras de energia.
Diante desse cenário, a ANEEL aprovou a nova tecnologia de cálculo da TUST (Tarifas de Uso do Sistema de Transmissão), que prevê a redução dessas tarifas para consumidores localizados nos Estados das regiões Norte e Nordeste, por estarem mais próximos da geração.
Acesse aqui o material
Comments