Voltadas ao público que deseja saber mais sobre o bom uso da energia elétrica, as cartilhas ilustradas demonstram, de um modo lúdico e divertido, conceitos e dicas relacionados à regulação da eletricidade. Com elas, você pode aprender mais sobre a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), as oportunidades de participação nas decisões da Agência, a Tarifa Social de Energia Elétrica e o uso seguro e inteligente da energia, entre outros assuntos.
A energia elétrica está presente em todos os momentos do dia a dia, tornando possíveis atividades em casa, no trabalho e no lazer. Não dá para se imaginar sem energia hoje em dia. Porém, se ela não for utilizada corretamente, pode trazer danos à saúde das pessoas e a sua casa e local de trabalho.
Consumir energia de forma consciente é assunto sério. E fica mais sério ainda quando ocorre a falta de chuvas. Isto porque a maior parte da energia elétrica gerada no Brasil vem das hidrelétricas. Quando chove pouco, é preciso acionar outras fontes mais caras de gerar energia. É aí que entram as bandeiras tarifárias, que mostram as condições favoráveis ou não para a geração de energia. E com elas as pessoas tendem a mudar pequenos hábitos no consumo de energia.
A Bandeira Verde sinaliza boas condições de geração. A Bandeira Amarela mostra condições menos favoráveis de geração. E a Bandeira Vermelha, com patamares 1 e 2, condições críticas de geração. Em 2022 foi criada a Bandeira Escassez Hídrica, uma medida difícil, mas necessária, que impôs a cobrança de R$ 14,20 para cada 100 quilowatt-hora consumidos. Para incentivar a economia de energia, o Governo criou o Bônus Tarifário: quem economiza ganha.
As cartilhas com dicas de economia e segurança, sobre consumo consciente estão disponíveis nos links abaixo, podendo ser baixadas no seu computador ou celular e posteriormente impressas.
Commenti