“Onde tem fumaça, tem fogo. Viu um incêndio? Ligue para o 193”. Esse é o mote da campanha de comunicação lançada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com apoio da CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto) com o objetivo de conscientizar a população brasileira sobre o risco de desligamento das redes devido a incêndios na época seca do ano, de junho a outubro.
A iniciativa é composta por vídeos, materiais para redes sociais e spots de rádio que orientam a população a ligar para o número 193, dos Bombeiros, sempre que identificar fogo próximo às torres de transmissão. Além disso, o conteúdo educativo também traz medidas preventivas para evitar ocorrências no dia a dia, tais como evitar queimadas para limpar terrenos e deixar restos de plantações ou pastagens acumuladas na beira da estrada que possam causar incêndios.
A campanha orienta agricultores para que façam aceiros ao redor de casas, currais, celeiros e outras construções, e mantenha-os roçados. Pede para os fumantes apagar as pontas de cigarro antes de jogá-las fora.
Fogo e eletricidade
Você sabia que focos de incêndios e queimadas irregulares estão entre as principais causas de desligamentos forçadas nas linhas transmissão de energia? Se você vir um fogo perto da rede elétrica, não hesite em ligar para os bombeiros. Uma ligação para o número 193 pode salvar o dia!
Esse é o objetivo da campanha da ANEEL que tem apoio da CERRP com o objetivo de prevenir focos de incêndios próximos das fiações e linhas de transmissão de energia elétrica, especialmente nesta época de seca da vegetação, de maio a outubro quando prevalece a estiagem prolongada.
A iniciativa é composta por vídeos, materiais para redes sociais e spots de rádio que orientam a população a ligar para número 193, dos Bombeiros, sempre que identificar fogo próximo às torres de transmissão. Além disso, o conteúdo educativo também traz medidas preventivas para evitar ocorrências no dia a dia.
Sistema de gerenciamento
Além de promover campanhas de conscientização, a ANEEL atua preventivamente por meio do sistema de Gestão Geoespacializada da Transmissão (GGT), por meio de aplicativos e painéis de monitoramento, que permitem aos agentes de transmissão registrarem evidências e inspecionar locais com probabilidades de riscos.
Entre 2017 e 2021, a ANEEL registrou 6% menos dos desligamentos provocados por queimadas em todo o Brasil. Nas linhas de transmissão, próximas das torres, a redução foi 16% a menos no mesmo período.
Comments