A soltura de pipas próximo de redes elétricas tem causado acidentes e interrupções no fornecimento de energia. Somente nos seis primeiros meses deste ano ocorreram mais de 20 ocorrências causadas por pipas na rede elétrica nas cidades atendidas pela CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto).
“Há riscos de descargas elétricas e de interrupções no fornecimento de energia”, afirma o gerente da CERRP, Nivaldo Cangini, acrescentando que os acidentes podem causar ferimentos e até óbitos. “As pipas podem enroscar na fiação e causar sérios acidentes, colocado em risco a vida das pessoas”.
Para garantir que a diversão de crianças, adolescentes e até mesmo de adultos não resulte em acidentes, a empresa reforça constantemente as orientações de segurança. “É indispensável que os pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes tenham em mente que as pipas jamais poderão ser soltas nas proximidades de redes elétricas”, reforça o gerente da CERRP.
Os acidentes com pipas podem provocar interrupções na rede elétrica, além de ferimentos e mortes. Na semana passada, um motociclista de 52 anos morreu em Sumaré após sofrer um corte no pescoço provocado por linha de cerol de uma pipa. Esse tipo de linha, que utiliza cacos de vidro para sua confecção, é proibido em todo o Brasil e é considerado como crime.
A CERRP orienta para que as pipas sejam empinadas longe das redes elétricas e de preferência em locais onde não exista nenhum tipo de cabo de energia. Deve-se também evitar “rabiolas”, pois elas enroscam nos fios, desligando o sistema, provocando choques elétricos, muitas vezes fatais. Não se deve utilizar papel alumínio na confecção da pipa, porque o material pode provocar curtos-circuitos se encostado na rede elétrica.
E caso a pipa enrosque nos fios, é aconselhável que não se deve tentar soltá-la. O melhor a fazer é desistir do brinquedo. Nunca tentar resgatar uma pipa com canos metálicos, bambus ou tentar laçar o brinquedo com o uso de linhas de nylon, objetos que podem ser transmissores de energia. Não se deve também soltar pipas em dias de chuva, com incidência de raios. A pipa funciona como um para-raios, conduzindo energia e descargas elétricas.
Comments