top of page
Buscar

CERRP dá dicas para evitar acidentes durante os temporais

As fortes rajadas de vento e os temporais que atingiram várias partes do País nas últimas semanas causaram danos à rede elétrica, provocando interrupção no fornecimento do serviço em várias cidades. Por isso a CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto) reforça os cuidados que todos devem ter para a possibilidade desses incidentes.


A CERRP monitora e acompanha junto a órgãos como a Defesa Civil e serviços de meteorologia as mudanças climáticas. Assim, com eventuais possibilidades de fortes ventos e outras intempéries, como tempestades, as equipes já ficam mobilizadas de prontidão para os atendimentos às ocorrências, minimizando com rapidez os transtornos à população.


Em casos como esses, quando os clientes estiverem sem luz e precisam entrar em contato com a CERRP, devem priorizar os canais digitais, como o site, e-mail, o aplicativo da empresa no celular, pois o call center pode apresentar lentidão por causa da alta procura por atendimento. Para isso é importante que todos acessem o site www.cerrp.com.br ou o Play Store no celular e baixem o aplicativo da CERRP, disponível para Android e iOS com navegação gratuita.


Confira abaixo algumas dicas para prevenir e evitar acidentes:


Dentro de casa


Antes da tempestade chegar, previna-se mantendo as instalações elétricas revisadas, as árvores grandes podadas e longe dos fios de energia elétrica.


Retire aparelhos elétricos das tomadas para evitar que possam queimar com as descargas elétricas. Se possível, desligue a energia elétrica, o gás e a água.


Não use o celular ou telefone durante o período de incidência de raios, pois a rede de dados também pode ser caminho para uma descarga atmosférica.


É preciso cuidado com o nível da água. Os disjuntores da residência deverão ser desligados se água atingir a altura das tomadas. Isso evita que a corrente de energia passe pela água. Caso a água atinja a caixa do medidor de luz, a energia elétrica da residência precisa ser desligada por profissional habilitado para tal.


Nunca use aparelhos elétricos e eletrodomésticos durante as tempestades ou em locais com água ou umidade, nem com as mãos e pés molhados. Cobri-los não gera qualquer efeito de proteção.


Não mude a chave (Verão/inverno; fria/morna/quente) do seu chuveiro se ele estiver ligado e, em caso de descargas atmosféricas, não usar o chuveiro.


Em locais externos


Durante as ventanias ou temporais, fique longe de árvores, postes de energia elétrica, janelas e portas metálicas. Esses locais são chamariz para descargas atmosféricas.

Nunca se aproxime ou toque em cabos caídos no chão. Se encontrar fio elétrico caído, o mais adequado é sinalizar a área para que ninguém se aproxime e avisar imediatamente a distribuidora de energia.


Em caso de rajadas de vento, não enfrente o mau tempo e procure rapidamente um local seguro para se abrigar. Mas não se abrigue debaixo de árvores, pois há riscos de queda de galhos e descargas elétricas.


Não empine pipas durante vendavais.


Durante uma tempestade ou incidência de ventos fortes, não estacione carros próximos a torres de transmissão de energia, árvores ou placas de propaganda, nem caminhe nestes locais.


Os veículos são um dos melhores abrigos contra os raios pela proteção proporcionada por sua superfície externa que faz a eletricidade descarregada se espalhar e, por meio dos pneus, ser descarregada no solo.


Se um cabo de energia cair sobre o carro, a pessoa não deve tentar sair de dentro e ninguém deve se aproximar do veículo, para tentar prestar socorro. Isole a área e acione imediatamente a empresa ou o Corpo de Bombeiros.


Durante ventos e tempestades, mova-se para um local mais baixo, pois raios são mais propensos a atingir objetos em locais mais elevados. Faça o máximo para ficar no nível mais baixo possível e evite grandes espaços abertos, onde você é o objeto mais alto do que qualquer outra coisa ao seu redor, como um campo de golfe ou de futebol.


Em zonas rurais, as cercas longas devem ser seccionadas e aterradas, a cada 100 metros, para evitar criar caminho contínuo para os raios, que pode levar a destruição ao longo dessa cerca.


Não enfrente alagamento e fique de olho em encostas e barrancos.


Em caso de dúvidas e emergência, ligue para a Defesa Civil (199) ou para o Corpo de Bombeiros (192).

bottom of page