top of page
Buscar

CERRP proporciona curso de Direção Defensiva aos seus colaboradores

A imprudência é responsável por acidentes e ocorrências de diversas infrações no trânsito. Para evitar acidentes e ensinar medidas de direção defensiva que significativamente podem proporcionar mudanças nos hábitos dos condutores, a CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto) ministra nesta semana, o Curso de Direção Defensiva para seus colaboradores.

O curso tem como objeto de estudo todas as regras e as práticas a serem observadas pelos condutores dos veículos, e até mesmo por pedestres no trânsito. Os hábitos dos condutores fazem toda a diferença na segurança no trânsito.

A direção defensiva é um dos conteúdos programáticos dos cursos de formação de condutor para se obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas, após o período de aprendizagem, muitos motoristas adquirem vícios de direção e acabam por esquecer de algumas lições.

Adotar medidas de direção defensiva pode ajudar, e muito, na redução dos riscos de acidentes, bem como se evitar multas de trânsito.

Imprudência é a causa maior

Levantamento, feito pelo Ministério dos Transportes, mostrou que em 53,7% dos acidentes a causa é a imprudência dos motoristas. Destes, 30,3% ocorrem por infração as leis de trânsito, como excesso de velocidade, enquanto outros 23,4% indicam a falta de atenção do condutor.

A “falha humana”, portanto, é a principal causa dos acidentes nas estradas e ruas brasileiras. A taxa de desrespeito às regras no trânsito indica, em números brutos, 23 mil mortes entre 2007 e 2016. O excesso de velocidade e embriagues no volante figuram entre as principais infrações. Além disso, nesses 10 anos, a falta de atenção causou a morte de outras 15 mil pessoas e deixaram mais de 276 mil feridos.

Levando em consideração que muitas infrações e acidentes de trânsito são causados por falhas humanas decorrentes de negligência, imprudência ou imperícia, a direção defensiva é um conjunto de medidas de prevenção. Elas visam diminuir acidentes e suas consequências no trânsito.

O curso de Direção Defensiva é exigência no Brasil desde 2004 para obtenção e renovação da carteira de habilitação, quando o documento é apreendido pela autoridade de trânsito.






bottom of page