Buscar

CERRP realiza treinamento para combate a incêndios



Colaboradores ligam o hidrante e pegam a mangueira para apagar incêndio simulado



A CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto) realizou, na última segunda-feira, o treinamento da “Brigada de Incêndio” dentro de suas instalações. A atividade contou com a participação de cerca de 20 colaboradores, incluindo eletricistas, engenheiros e pessoal da área comercial. Todos foram capacitados para atuar como brigadistas em casos de emergências, como situações de incêndio e primeiros socorros.


O treinamento atende a legislação da NR-23 (Norma Regulamentar número 23) e teve como objetivo preparar os colaboradores para atuarem em situações emergenciais, operando equipamento de combate a incêndios, auxiliando no plano de abandono e capacitando-os para prestar os primeiros socorros. As capacitações foram ministradas pelo técnico em segurança do trabalho João Paschoal David.


De acordo com o Decreto 63.911/18 e decretos anteriores do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo é necessário que todos estabelecimentos de grande e médio porte possuam a Brigada de Incêndio para a aprovação e renovação do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).


Nas primeiras horas do treinamento de Prevenção e Combate a Incêndios foi feita a parte teórica, contando com dados históricos, segurança do trabalho, apresentação da NR-23, que rege a proteção contra incêndios, causas e classes de incêndios, métodos de extinção, entre outros itens abordados.


Depois foi oferecida a parte prática, focada no combate a incêndios. Foi simulado um incêndio e os colaboradores tiveram de usar extintores, mangueiras e colocar em funcionamento o hidrante da empresa. Todos aprenderam a se preparar e usar de forma correta e segura os equipamentos de combate a incêndio, em caso de necessidade.


“Um colaborador bem treinado consegue agir diante de situações de emergência e consegue fazer a prestação de socorro quando necessário, de forma segura, conhecendo as formas corretas de como agir diante de qualquer situação, de modo que proteja todas as pessoas e saiba direcioná-las corretamente”, afirma João Paschoal David.