O consumidor não pagará taxa extra sobre a conta de luz em março. A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) manteve a bandeira verde para o mês de março para todos os consumidores conectados ao SIN (Sistema Interligado Nacional).
Com condições favoráveis para a geração no país, a sinalização indica que não haverá custo adicional nas contas de energia elétrica dos consumidores, cenário que permanece desde setembro de 2022.
A bandeira verde, válida para todos os consumidores, reflete a melhoria dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, beneficiados com o período de chuvas.
O diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, destacou a relevância da manutenção da bandeira verde, que demonstra a oferta de eletricidade suficiente para atendimento à demanda. O sistema de bandeiras “possibilita que os consumidores conheçam mensalmente a situação da geração de energia”, ressaltou.
Como funcionam as bandeiras
O mecanismo das bandeiras tarifárias, criado em 2015, tem o objetivo de propiciar transparência ao custo real da energia. Divididas em níveis, as bandeiras refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica.
Quando a conta de luz é classificada pela bandeira verde, não nenhum acréscimo na conta. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos, que variam de R$ 2,989 (bandeira amarela) a R$ 9,795 (bandeira vermelha patamar 2) a cada 100 quilowatts-hora (kwh) consumidos.
Comments