top of page
Buscar

Colaboradores da CERRP são surpreendidos com vídeos dos filhos


Colaboradores e diretores da CERRP são surpreendidos e se emocionam com depoimentos dos filhos

Emoção e surpresa. Essas foram as sensações para os colaboradores da CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto), que são pais, tiveram na véspera do Dia dos Pais. Os filhos dos colaboradores protagonizaram as principais cenas de um vídeo veiculado pouco antes de um café da manhã especial, servido aos colabores e diretores da empresa.


O vídeo teve como objetivo estreitar os laços com a família e avançar o posicionamento da cooperativa em dar importância a essas datas comemorativas. Além de reforçar o posicionamento da empresa, de que a energia movimenta o dia-a-dia das pessoas, o vídeo mostrou que os laços de amor e amizade entre pais e filhos são muito fortes.


A cada mensagem estampada no telão do auditório da CERRP, com algum filho ou filha enviando mensagem ao seu progenitor, era um pai enxugando as lágrimas de alegrias. Todos foram pegos de surpresa com as mensagens dos filhos. Durante mais de duas semanas o Departamento de Relações Humanas (RH) da cooperativa se mobilizou, com a cumplicidade das esposas e parentes dos colaboradores e diretores, para captar as imagens e falas dos seus afilhados.

História


A ideia de comemorar o Dia dos Pais surgiu nos Estados Unidos, no ano de 1909, quando Sonora Louise Smart Dood, filha de um ex-combatente da Guerra Civil Americana, resolveu homenagear seu pai. Assim como no caso do Dia das Mães, a data foi pensada com o intuito de fortalecer os laços familiares.


O desejo da filha Sonora, que surgiu após ouvir um sermão dedicado às mães, era agradecer ao pai pela dedicação aos filhos após ter perdido sua esposa no nascimento de seu sexto filho. Ele teria criado os filhos sozinho e era visto pela filha como um herói.

Com a ajuda de uma entidade de jovens cristãos de sua cidade, Sonora enviou à Associação Ministerial de Spokane, em Whashington, a sua petição para que a data tornasse oficial. Assim, o primeiro Dia dos Pais foi comemorado no dia 19 de junho de 1910, aniversário do pai de Sonora.


Dia dos Pais no Brasil


Sem solo brasileiro, as primeiras comemorações do Dia dos Pais datam do início da década de 1950. Em 14 de agosto de 1953, o publicitário Sylvio Bherinh preparou um concurso para homenagear três tipos de pais: com maior número de filhos, o mais jovem e o mais velho. Na ocasião, foram premiados um pai com 31 filhos, outro com 16 anos e, por último, um pai com 98 anos.


Vários veículos da imprensa reuniram-se para promover o evento, o que causou grande repercussão. Após a realização do concurso, o Dia dos Pais no Brasil passou a ser comemorado no segundo domingo do mês de agosto, como permanece até hoje.


Dia dos Pais em outros países


Ao redor do mundo, as comemorações do Dia dos Pais são feitas em datas diferentes, conforme a história de cada país. Argentina, Inglaterra e Peru acompanham a tradição dos Estados Unidos e celebram esse dia no terceiro domingo de junho. Canadá e Grécia também comemoram em junho, mas nos dias 17 e 21, respectivamente. Já no Paraguai a data é celebrada no segundo domingo do mês de junho.


Na África do Sul, acompanhando a tradição brasileira, as comemorações acontecem no segundo domingo de agosto. Itália e Portugal celebram no 19 de março, dia em que a Igreja Católica comemora o dia de São José, esposo de Maria.


.

Presidente da CERRP, Odair Milhossi, faz entrega de brinde aos pais

Pais homenageados na CERRP com café da manhã na véspera do Dia dos Pais


Vídeo com participação dos filhos e filhas dos colaboradores emocionou a todos




Comments


bottom of page