Buscar

Colaboradores participam de curso para instruir operações com caminhão munck


Colaboradores participam de treinamento para aprender uso do caminhão munck

Colaboradores da CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento de São José do Rio Preto) participaram nesta segunda-feira (13) do curso de operador de munck. O objetivo do curso é o de instruir quanto à utilização da máquina de forma segura e eficiente, dotando os operadores de conhecimentos tecnológicos e de habilidades para a operação e manutenção de guindastes de acordo com a NR 11 (Norma Regulamentadora número 11) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), conforme o Decreto nº 2.208/97.


O caminhão munck é uma máquina utilizada para movimentar e carregar grandes cargas, como postes de iluminação, transformadores e outros pesados equipamentos que auxiliam nas operações de distribuição de energia elétrica. Essa máquina contém um sistema hidráulico para içamento e remoção de equipamentos pesados. Sua função é parecida com a de um guindaste. Porém o caminhão munck tem a vantagem de poder fazer também a locomoção e deslocamentos para grandes distâncias. A maioria dos caminhões muncks possui carroceria, o que possibilita o carregamento, transporte e descarregamento.


Para o içamento de cargas, cabos, postes ou transformadores é utilizado cintas especiais. Como qualquer equipamento de guindar a capacidade de carga do munck diminuiu conforme aumentam a distância do material que ele está içando. O curso foi constituído por aulas teóricas e práticas no centro de treinamento da empresa.