top of page
Buscar

Conta de luz ficará mais barata em novembro com nova bandeira tarifária


ANEEL anuncia bandeira tarifária amarela para o mês de novembro

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou que a partir de novembro, a bandeira tarifária será amarela, em decorrência de melhora nas condições de geração de energia no Brasil. Após um mês de outubro marcado pela bandeira vermelha, patamar 2, devido a escassez de água nas hidrelétricas, que implicava na cobrança de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, a nova bandeira reduzirá esse custo para R$ 1.885 por 100 kWh.

 

A mudança é reflexo do aumento das chuvas e da diminuição dos custos de geração, permitindo maior eficiência no fornecimento de energia para todos os consumidores ao Sistema Interligado Nacional. No entanto, é importante ressaltar que as previsões de chuvas e as condições dos reservatórios ainda estão abaixo da média, que pode demandar a geração termelétrica para complementar e garantir a oferta de energia.

 

Desde a sua implementação em 2015, o sistema tem permitido aos consumidores uma maior clareza sobre as variáveis que influenciam a tarifa, abrangendo desde a disponibilidade de recursos hídricos até a necessidade de acionamento de fontes de energia mais caras.

Comentários


bottom of page