Buscar

Contadores participam de encontro para atualização das normas da ANEEL

Atualizado: 12 de abr.



Contadores de cooperativas de energia de cidades dos Estados do Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, se reúnem para aprender mais sobre a PAC

Cerca de 40 profissionais do setor de contabilidade das cooperativas de energia elétrica estiveram reunidos durante a semana que passou, em São Lourenço da Serra (SP). Eles participaram de encontro, que acontece há 12 anos, para se atualizarem sobre as novas regras contábeis regulatórias no setor elétrico.


O envio de informações à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) é uma das formas que o governo dispõe para fiscalizar os resultados produzidos pelas concessionárias e permissionárias de geração, distribuição e transmissão de energia elétrica. A ANEEL instituiu a PAC (Prestação Anual de Contas) e o MCSE (Manual de Contabilidade do Setor Elétrico) para estabelecer práticas e orientações contábeis necessárias para o adequado registro contábil das operações e elaboração das demonstrações contábeis.


Os contadores deverão manter eletronicamente LDR (Livro Diário Regulatório) e LRR (Livro Razão Regulatório), os quais estarão disponíveis quando solicitados pela ANEEL. Os relatórios estão presentes na rotina das empresas do setor e precisam estar alinhados, cada qual com sua periodicidade, para estarem disponíveis à agência reguladora. A tecnologia é a maior aliada quando se trata de reunir informações e criar relatórios de envio.


Representando a CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto) estiveram participando do encontro os contadores Luis Fernando Zachi Paulino e Laudemir Almeida de Moraes, o Aladim. Levar energia com qualidade, segurança e eficiência são alguns dos principais objetivos da CERRP. Ao longo dos últimos anos, a cooperativa tem se empenhado na melhoria continua dos serviços e no atendimento aos seus cooperados e clientes.


A contabilidade dos dados na CERRP é realizada a partir das movimentações financeiras, gerando informações consolidadas e fáceis de serem auditadas e entendidas por todos, conforme exigência das normas internacionais.


O contador Aladim fala ao microfone, tendo ao lado o contador Luis Fernando, durante encontro em São Lourenço da Serra