top of page
Buscar

Diretores e colaboradores usam camisetas rosa no mês de outubro



No mês de outubro, a CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto) veste a camisa do “Outubro Rosa”, promovendo a campanha de prevenção de Combate ao Câncer de Mama. Diretores e colaboradores usarão, durante todo o mês, a camiseta da campanha “Outubro Rosa”.

“Outubro Rosa” é um mês de incentivo à realização do exame de mamografia, principalmente às mulheres acima de 40 anos. Na CERRP já é considerado como um movimento contínuo e conectado com os programas de saúde governamentais, para promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e o gerenciamento adequado do câncer de mama, ampliando assim, as chances de cura e controle da doença.

*Alerta para os golpes com o “Outubro Rosa”*

O Outubro Rosa é o mês que traz a campanha com o objetivo de alertar as mulheres e sociedade, sobre a importância da prevenção e diagnósticos precoce do câncer de mama e colo do útero. Mas, infelizmente, criminosos estão utilizando o Whatsapp, que já é o principal canal de Fake News, para rodar um golpe de phishing (um trocadilho em inglês referindo à “pesca de inocentes”) e tirar algum dinheiro e proveito disso.

Os usuários do aplicativo não costumam checar as informações e compartilham, repetitivamente, textos sem pesquisar o remetente ou o conteúdo. Agora os criminosos da internet usam o “Outubro Rosa” para enganar vítimas no Whatsapp e no Facebook.

As mensagens em questão, geralmente afirmam que as maiores lojas do Brasil, e citam falsamente até algumas delas, estão reunidas em prol da campanha e distribuem camisetas que apoiam a causa.

Como em outros casos, o golpe faz uso de engenharia social, usando de várias artimanhas, uma vez que a pessoa precisa compartilhar a promoção com seus contatos para conseguir as camisetas que estão sendo distribuídas. Num primeiro momento, as mensagens direcionam as pessoas para um site falso e é convidada a responder questionário feito em três etapas. Além de colher dados da pessoa, os golpistas ainda conseguem monetizar e faturar com o número de acessos e muito provavelmente podem até instalar programas maliciosos no aparelho.

Para se proteger, é sempre recomendado desconfiar de mensagens e anúncios no Facebook. Essa é agora a mais nova modalidade dos golpistas, que tem usado especialmente as redes sociais para disseminar os golpes. Duvide sempre de supostas ofertas recebidas por aplicativos de mensagens. Para confirmar se a oferta exibida é real, abra o navegador e vá direto até o site oficial da empresa. Se for o caso ligue para confirmar.

É aconselhável que não clique em links, principalmente os recebidos de desconhecidos ou amigos mal informados. Eles podem ser maliciosos, criados para baixar vírus ou direcioná-los a páginas que coletam dados do usuário.

bottom of page