
Dia 17 de outubro é celebrado o Dia do Eletricista e a CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto) prestará homenagem aos seus 25 eletricistas que atuam na empresa. A maioria deles trabalha há mais de 10, 20 ou 30 anos. A longevidade na função confirma a relação de confiança existente entre colaboradores e a cooperativa.
Os eletricistas da CERRP são responsáveis, diuturnamente, pelas instalações, manutenção e segurança de mais de 1.000 quilômetros de redes elétricas em torno de 13 municípios atendidos pela empresa.
Eles possuem conhecimentos técnicos e são capacitados para manter as redes de distribuição em bom estado, fornecendo energia elétrica a uma boa parte da população.
para instalar da melhor forma ou consertar problemas com a eletricidade que chega na casa ou empresa dos consumidores.
Desde quando a eletricidade foi descoberta, ela passou a ser indispensável no cotidiano das pessoas. Está presente desde o funcionamento de uma simples lâmpada até no uso dos aparelhos eletrônicos e pesados maquinários. Atualmente, é quase impossível viver sem eletricidade e muitos só dão valor a ela quando ocorre, esporadicamente, a falta de energia.
História
A eletricidade chegou ao Brasil em 1879, no mesmo ano em que Thomas Edison inventou a lâmpada. Dom Pedro 2º concedeu permissão ao cientista para implementar sua invenção no país, inicialmente para iluminação pública. O primeiro local a receber luz elétrica no Brasil foi a Estação Central da Estrada de Ferro do Brasil, no Rio de Janeiro.
Em 1881, dois anos após a chegada da eletricidade no Brasil, a primeira iluminação pública externa foi instalada em um trecho, de quase dois quilômetros, da atual Praça da República, no Rio de Janeiro. Quatro anos depois, em 1883, foi inaugurado em Campos dos Goytacazes o primeiro serviço público de iluminação do Brasil e da América do Sul.
Esses marcos históricos representam não apenas a chegada da eletricidade ao Brasil, mas também o início da demanda por profissionais eletricistas. A expansão da eletricidade impulsionou a necessidade de especialistas que pudessem instalar e manter o sistema elétrico de forma segura e eficiente.
Além do Dia do Eletricista, também é comemorado no Brasil, em 23 de novembro, o Dia do Engenheiro Eletricista. Essa data foi escolhida porque nesse dia foi fundado o Instituto Eletrotécnico de Itajubá, em 1913, que é considerada a primeira universidade tecnológica e a décima escola de engenharia do país. A data foi oficializada em 2009, com a Lei nº 12.074, sancionada por José Alencar Gomes da Silva que estava como presidente em exercício no cargo.
Comments