A CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de Rio Preto) lembra que soltar balões é crime e uma brincadeira de altíssimo risco. Os meses de junho e julho são sinônimos das tradicionais festas caipiras que comemoravam as colheitas nas roças.
Pequenos detalhes e cuidados simples são fundamentais para garantir a segurança e a animação das celebrações. A primeira delas recomendada pelos técnicos da CERRP é a de sempre manter distância da rede elétrica e não soltar fogos de artifícios na direção de postes e cabos de energia. Os artefatos devem ser manuseados em locais distantes das redes elétricas, afastados de bandeirolas e outros materiais inflamáveis.
Da mesma forma, as fogueiras não devem ser acesas perto de postes ou embaixo de fios elétricos, uma vez que o calor das chamas pode superaquecer a rede, provocando rompimento da fiação.
A decoração junina é outro item que requer atenção na prevenção de acidentes. Enfeites de ruas e praças com as típicas bandeirolas, faixas e outros adereços devem ser produzidos com materiais não condutores de eletricidade e não podem ser afixados próximos da fiação elétrica. Jamais devem ser amarrados aos postes ou mesmo aos fios condutores de eletricidade.
Outro alerta é quanto aos balões. A CERRP lembra que soltar balões é crime e uma brincadeira de altíssimo risco, especialmente se o balão entrar em contato com um fio energizado ou cair dentro de alguma subestação. Nesse último caso, há riscos de explosões.
No ambiente doméstico ou na rua, os cuidados com eletricidade devem ser redobrados. Em casos de ligações provisórias de energia para o suprimento das instalações elétricas de arraiais ou barracas que comercializam comidas típicas e fogos de artifício, o serviço apenas pode ser executado por profissionais.
Ligação clandestina (gato de energia) além de sobrecarregar o sistema, representa risco de curto-circuito e acidentes graves, e é crime previsto no Código Penal Brasileiro. Outro ponto de atenção é o aumento de carga nas residências nesse período, muito comum para quem aluga a casa ou recebe muitas visitas. Para esses casos, é fundamental comunicar à CERRP para que a permissionária avalie se a rede está devidamente dimensionada para a carga extra.
A montagem de barraquinhas, camarotes, arquibancadas, palanques, palcos deve contar com o devido aterramento elétrico. Durante a montagem e a desmontagem, os operários deverão ficar atentos a distância da rede elétrica e manusear ferramentas e peças metálicas com cuidado.
Commentaires