top of page
Buscar

CERRP ensina soluções simples para blindar a casa do frio sem gastar energia

O inverno chegou, no último dia 21 de junho, e as temperaturas estão mais baixas em várias regiões do Estado. Na região de Rio Preto, onde está localizada a CERRP (Cooperativa de Eletrificação da Região de São José do Rio Preto) o frio desta vez chegou para valer, registrando temperaturas de menos de 10 graus centigrados quase todos os dias.


Já que, em geral, os moradores da região não estão totalmente preparados para o frio, os técnicos da CERRP dão dicas para brindar a casa do frio e sem gastar energia elétrica. A solução é driblar a sensação gelada dentro de casa tentando economizar energia.


Para ajudar os moradores, a CERRP preparou algumas dicas para aquecer a casa para que os moradores não fiquem num ambiente gelado. Confira as dicas:


1 – Abra as cortinas e persianas de manhã


O vidro das janelas permite que a luz do Sol entre e, na medida em que se reflete nas paredes e nos móveis, transforma-se em calor. E de graça !


2 – Invista em cortinas grossas


O calor que foi armazenado durante o dia nos tecidos escapa à noite, especialmente se a casa não tem vidros duplos. Fechar bem os vidros e ter cortinas grossas ajuda a esquentar o ambiente e garante um conforto térmico “visual”.


3 – Use tapetes


Além de decorar o ambiente, os tapetes criam outra camada de isolamento no piso, especialmente se for cerâmico, mantendo os pés quentes.


4 – Mantenha almofadas nos sofás e nas camas


Mantas e almofadas com tecidos quentinhos fazem toda a diferença em sofás e camas. Em dias frios, além de aquecerem de fato quem estiver sentado ou deitado, ainda conferem um calor visual !


5 – Cole fitas adesivas em portas e janelas


Com o tempo, a vedação nas portas e janelas fica comprometida e, com isso, o escape de calor e a entrada de frio é mais freqüente. Uma boa solução, encontrada facilmente em lojas de produtos para casa e construção, são as fitas auto adesivas “veda frestas”. Colocá-las na esquadria vai resultar em uma casa mais quente e menos barulhenta.


6 – Melhore o isolamento dos caixilhos


Outra forma de aumentar a eficiência das janelas é calafetar os caixilhos novamente. Para isso deve-se usar bisnagas com silicones ou colas especiais, vendidas em lojas de materiais para casa e construção.


7 – Isole as janelas com plástico bolha


Isso pode parecer estranho, mas é altamente eficiente. Sabe aqueles plásticos com bolhas que vem dentro das embalagens para a proteção de produtos e normalmente todo mundo joga fora. Pois ele é um excelente isolante térmico. Para isso borrife um pouco de água na janela e aplique o plástico bolha com o lado liso voltado para dentro do ambiente. O material é um ótimo isolante, uma vez que é formado por ar (um isolante térmico natural) envolto em plástico.



8 – Reverta a direção do ventilador de teto


Você não usa o ventilador de teto nos dias frios? Pois deveria. Usar as pás no sentido inverso ao tradicional faz com que o ar quente seja empurrado para baixo.



9 – Prefira fazer pratos no forno


Quase todo mundo liga as baixas temperaturas a pratos bem servidos. Aproveite então para intensificar os preparos no forno. Enquanto bolos, carnes e pães são assados, a casa recebe o calor do forno, evitando que seja necessário ligar o aquecedor. Dá até para deixar o forno aberto após o término do preparo, desde que na casa não morem crianças ou possua animais.




bottom of page