top of page
Buscar

Cresce o atendimento, quantidade de linhas de distribuição e transformadores na CERRP.


Cerca de 20 quilômetros, praticamente a distância entre as cidades de Ipiguá e São José do Rio Preto, foi o aumento, em 2020, da rede de distribuição de energia da CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto). Em termos percentuais o crescimento nas redes de distribuição foi de 1,82%, atingindo hoje 653 quilômetros de extensão, quase a mesma distância, em linha reta, entre Rio Preto e o Rio de Janeiro. Nesse mesmo período também foram instalados 84 novos transformadores (5,92% de crescimento), fazendo saltar de 48,40 MVA para 52,54 MVA, registrando crescimento de 8,57%, ou 4,14 MVA. MVA é a sigla usada para a potência de transformação instalada na rede. Para efeito de identificação e de diferenciação, a CERRP adotou a pintura na cor laranja para seus transformadores a partir do fim de 2019.


Apesar do cenário de pandemia da Covid-19, a CERRP tem mantido normalmente a expansão de suas redes de distribuição. Novos bairros, incluindo condomínios residenciais e áreas rurais recentemente atendidos, em diversos municípios, foram acrescidos. Em 2020 foram 11.541 consumidores/cooperados atendidos, registrando crescimento de 12,17% em relação ao ano anterior. Hoje as redes ligadas da CERRP totalizam 653,28 km e 1.458 transformadores. Entre as inovações está, por exemplo, o uso de tecnologias que permitem o acompanhamento permanente das redes por meio de imagens de satélite de alta resolução.



Brasil


A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou nesta semana que em 2020 foram concluídas mais 6.159,34 km de novas linhas de transmissão em todo o país. Equivale a uma vez e meia a distância do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS), em linha reta. A ANEEL também registrou em 2020 a adição ao Sistema Interligado Nacional de 14.485,33 megavolt-ampéres (MVA) em transformadores de subestações, instalados em 17 Estados.


A linha de transmissão com maior extensão, concluída em dezembro de 2020, foi o circuito entre os municípios de Caetité (BA) e Janaúba (MG), com 257 km. Os quantitativos estão no infográfico de expansão da transmissão divulgado pela ANEEL, a partir de dados da Agência e do Operador Nacional do Sistema (ONS).

bottom of page