Buscar

Mês de janeiro terá bandeira amarela e tarifa de energia mais barata


A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou que em janeiro de 2021 a bandeira tarifária, que atualmente está vermelha no patamar 2, será amarela em janeiro de 2021. A boa notícia é que, com isso, o custo da energia elétrica ficará mais barato para os brasileiros.


Na bandeira amarela, o custo é de R$ 1,343 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Atualmente, o patamar 2 da bandeira vermelha representa R$ 6,243 a cada 100 kWh. A temporada de chuvas ocorrida neste mês de dezembro e a previsão de chuvas para janeiro possibilitou a mudança.


O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada. As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou terá o mesmo valor, em função das condições de geração. O objetivo é induzir o consumidor a fazer uso da energia elétrica da forma mais consciente, evitando desperdícios.


Dicas:


A CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto) também dá dicas de ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício de energia, como banhos mais curtos e optar pela opção “morna”, para quem tem chuveiro elétrico. Além disso, é indicado também reduzir o tempo de utilização do aparelho de ar condicionado, assim como só deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário e regular a temperatura interna de acordo com o manual de instruções.

  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram

© 2020 CERRP - Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto - CNPJ: 46.598.678/0001-19