Buscar

Plantar uma árvore é cuidar do amanhã, mas requer cuidados com a rede elétrica.

Atualizado: Set 23

Hoje, dia 21 de setembro, comemora-se no Brasil, o Dia da Árvore. Imprescindíveis para a vida, as árvores desempenham papel essencial na conservação do ecossistema, biomassas e no abrigo de toda a nossa biodiversidade. É importante, porém, tomar alguns cuidados na hora do plantio e poda das árvores próximas da rede elétrica.

Árvores e rede elétrica

As árvores são sempre bem vinda e devem ser preservadas. Porém quando as copas e galhos vistosos das árvores disputam o mesmo espaço com a rede elétrica, podem ocasionar desligamentos de energia ou comprometer o fornecimento.

Por isso, a atenção deve ser redobrada na hora do plantio e da poda das árvores. Para minimizar a situação a CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto), atua de forma preventiva e conta com esquipes treinadas e com ferramentas adequadas para orientar no plantio e na poda consciente em locais em que a vegetação pode colocar em risco o fornecimento de energia elétrica.

“O correto é não plantar árvores debaixo das redes de energia elétrica, mas de houver necessidade, devem ser plantadas árvores de pequeno porte”, alerta o engenheiro Alexandre Sanches, responsável pelo setor de projetos da CERRP. Ele também alerta para não subir ou usar varas metálicas para apanhar frutos em árvores próximas da rede elétrica, pois a árvore pode estar energizada, ou a vara metálica pode tocar a rede elétrica sem que a pessoa perceba.

A legislação prevê que o proprietário do terreno localizado em área rural, onde passa a rede elétrica respeite uma distância de 7,5 metros para ambos os lados. Deve-se evitar o plantio de árvores de grande porte, debaixo ou próximo à rede elétrica. Em qualquer situação, na área pertencente à CERRP, dúvidas podem ser esclarecidas ligando no 0800 878 1031 (a ligação é gratuita).

Início da Primavera

Dia 22, começa no hemisfério sul a Primavera, a estação com o clima mais ameno, ou seja, nem tão quente quanto no Verão, e nem muito frio como no Inverno.


A Primavera é caracterizada pelo desabrochar das flores, chuvas e aquecimento da temperatura. É conhecida como “a estação das flores”, uma época muito apreciada por boa parte das pessoas, pois a natureza fica mais colorida com flores de variados tipos. É nessa época, por exemplo, que desabrocham as flores dos ipês.

Equinócio da Primavera

O equinócio da Primavera marca o momento exato do início da estação. O equinócio é um fenômeno astronômico onde o Sol atinge com maior intensidade as regiões próximas à linha do Equador. Nessa altura do ano, o dia tem a mesma duração nos hemisférios Norte e Sul.

E o fim da Primavera é marcado por outro evento astronômico: o solstício de Verão. Este é o período em que o hemisfério Sul está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol.


  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram

© 2020 CERRP - Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto - CNPJ: 46.598.678/0001-19