Você já ouviu falar em Setembro Amarelo? No Brasil e em todo o mundo, é comum que os meses sejam escolhidos para comemorar eventos ou conscientizar a população sobre assuntos importantes. Além do Setembro Amarelo, há também Outubro Rosa e Novembro Azul, meses escolhidos para conscientizar a população sobre o câncer de mama e o câncer de próstata, respectivamente.
Nesse sentido, a CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto) também se engaja nessas campanhas e esclarece para todos o que significa Setembro Amarelo. Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção ao suicídio. Ele marca a campanha de conscientização sobre esse assunto delicado, que afeta inúmeras pessoas todos os anos. O motivo da escolha do mês se deve ao fato de dia 10 de setembro ser o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, data criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio.
Segundo dados de 2022 da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem anualmente devido ao suicídio. Esses números indicam que uma a cada 100 mortes registradas no planeta acontecem devido ao suicídio. Uma das principais causas é a depressão, considerada pela OMS como o “Mal do Século”.
Durante o mês de setembro, inúmeras campanhas de conscientização têm como objetivo chamar a atenção das pessoas para a importância de falar sobre o suicídio, bem como promover ações a respeito desse assunto. Geralmente, é possível ver uma série de estabelecimentos e monumentos famosos, como o Cristo Redentor e o estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, bem como a Praça dos Três Poderes, em Brasília, iluminados de amarelo, para conscientizar e lembrar a população sobre o mês.
Como surgiu o Setembro Amarelo?
A origem do Setembro Amarelo é norte-americana. Em 1994, nos Estados Unidos, um jovem de 17 anos chamado Mike Emme cometeu suicídio. Ele era considerado um rapaz habilidoso, já que restaurou um Ford Mustang 68 e o pintou de amarelo. Por conta desse automóvel, o garoto era conhecido como “Mustang Mike”.
Mike era um jovem amoroso, alegre e talentoso. Porém, sofria com problemas psicológicos, algo que não revelou para ninguém. Inclusive, para os seus pais. Após a morte do filho, os pais Mike Emme junto de alguns amigos decidiram criar o programa Yellow Ribbon FOudation (Fundação Fita Amarela, em inglês), com o intuito de conscientizar as pessoas sobre o suicídio.
Comments