top of page
Buscar

CERRP alerta para desligamentos em função das queimadas


Queimadas irregulares causam danos ao sistema elétrico

Os meses de julho e agosto concentraram o maior número de registros de desligamentos na rede elétrica em função de queimadas. O fogo próximo à rede pode prejudicar o abastecimento mesmo que não entre em contato direto com os cabos, por conta do fenômeno de ionização do ar, que induz o curto-circuito e traz risco, inclusive, de rompimento dos cabos.


A última chuva registrada em São José do Rio Preto foi no dia 22 de maio, quando choveu 0,2 mm. De acordo com o Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae) de São José do Rio Preto, nos quatro primeiros meses deste ano houve redução de 45% do volume de chuvas em relação ao mesmo período do ano passado. Por conta da estiagem, a autarquia anunciou racionamento de água em 15 bairros.


O fornecimento de energia elétrica na região chegou a ser interrompido isoladamente em diversos municípios da região, em decorrências das queimadas registradas sob a linha de transmissão ou distribuição. Isso tem provocado também a interrupção momentânea na distribuição e fornecimento no sistema de energia da CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto).


Em algumas situações os desligamentos se fazem necessários, como medida de segurança, a pedido do Corpo de Bombeiros. A CERRP pede a compreensão de todos seus clientes e lamenta pelos transtornos que são alheios à sua operação.


bottom of page