top of page
Buscar

CERRP aplica treinamento da NR-10 aos colaboradores


Eletricistas e técnicos em manutenção da CERRP (Cooperativa de Eletrificação da Região de São José do Rio Preto) participaram nesta segunda-feira (8) do curso e treinamento da NR-10 (Norma Regulamentadora) que fala da segurança e serviços em eletricidade. Essa norma cuida da proteção dos trabalhadores que lidam com energia elétrica em suas atividades diárias.


O treinamento, na verdade uma reciclagem para os colaboradores, foi ministrado pelo professor João Paschoal David. Ele aborda itens sobre os regulamentos e procedimentos relacionados à área de segurança em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Essa norma tem como objetivo evitar acidentes.


Criada em 1978 pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a NR-10 passou por diversas atualizações até chegar na versão que temos hoje, publicada em 2004. Ela é uma norma orientadora que governa o trabalho e atividades que envolvem o manuseio de energia elétrica. Traz regras que esclarecem quais são os cuidados a serem tomados e como fazer isso.


Em suas disposições, estão fatores como, medidas de controle, isolamentos, dispositivos de proteção, entre outros que, juntos ou de forma isolada, contribuem para a segurança de quaisquer atividades que precisem fazer uso da energia elétrica ou que sejam realizadas em ambientes energizados.


Manter os ambientes de trabalho mais seguros, diminuir o índice de acidentes e prevenir choques elétricos fatais são alguns dos objetivos da NR-10. Entretanto, o principal objetivo é estabelecer requisitos e condições mínimas de segurança para todas as atividades que expõem o trabalhador ao risco envolvendo energia elétrica.


As empresas que descumprir as obrigações previstas pela norma estão sujeitas a multas e penalizações. Dessa forma, a NR-10 tem por objetivo eliminar ou, ao menos, diminuir qualquer risco à saúde e à vida do trabalhador em função de risco envolvendo energia elétrica.


Antes da criação da NR-10, os índices de acidentes e óbitos decorrentes deste tipo de atividade eram muito elevados. Após sua criação, estes índices sofreram queda acentuada, provando que a norma regulamentadora é eficiente. Os cumprimentos dos requisitos da NR-10 são essenciais para se evitar acidentes e preservação da vida.


A NR-10 prevê que os colaboradores que trabalham nessas condições devem, obrigatoriamente, receber um treinamento sobre as disposições de segurança e prevenção, no mínimo, a cada dois anos. Só que a CERRP reforça esse treinamento realizando mais de uma vez por ano.




bottom of page