top of page
Buscar

CERRP caminha para completar 50 anos de atividades

Atualizado: 18 de ago. de 2022

Reconhecida pela atuação decisiva para o desenvolvimento da região, a CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto) caminha para completar 50 anos de atividades. A CERRP foi Fundada em 28 de julho de 1973 por 63 homens sonhadores que tinham em mente que uma pessoa não consegue fazer nada sozinha, mas juntas conseguem ser mais fortes e vão mais longe.


Fundamentada na ideia de que a união faz a força, a CERRP é organizada por seus cooperados que se reúnem em torno de um objetivo comum: levar energia e desenvolvimento para as regiões que atua. Historicamente, a CERRP nasceu como uma resposta aos contextos das dificuldades para se levar energia elétrica a pequenas propriedades agrícolas na região.


Passar noites sem luz, dependendo de uma lamparina para fazer coisas básicas dentro de uma casa é hoje uma situação inimaginável. Mas era assim que a década de 70 para muitas famílias que viviam na zona rural e enfrentavam o dia-a-dia sem luz elétrica. Televisão e geladeira nem pensar. Quanto mais aparelho de ar condicionado ou um ventilador para se refrescar do calor. Além das dificuldades de viver sem energia, todas essas famílias dependiam da agricultura e não tinham como irrigar suas plantações.


A energia elétrica foi chegando aos poucos e é um dos fatores importantes que motivam o desenvolvimento. O acesso à energia permite, além da possibilidade do uso doméstico, maior inclusão social e digital que, consequentemente, resulta no aumento da qualidade de vida e, no meio rural e industrial, o aumento da produtividade.


bottom of page