top of page
Buscar

CERRP faz alerta sobre os cuidados para se evitar acidentes com energia

Muitos acidentes ocorrem por falta de informação e cuidados envolvendo a segurança com a rede elétrica. Duas pessoas morreram, na semana passada, na região, vítimas de acidentes com energia elétrica. Um pedreiro morreu eletrocutado quando trabalhava na laje de um sobrado, em Catanduva, e relou uma barra de ferro nos fios de alta tensão. Em Olímpia outro trabalhador da construção civil também morreu eletrocutado quando tropeçou nos fios de uma betoneira.


A CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto) realiza constantes campanhas para alertar sobre os cuidados que podem evitar acidentes e salvar vidas. Ações como subir em postes nas vias públicas é muito arriscado, somente os eletricistas da empresa, que são treinados e utilizam equipamentos de segurança, podem fazer serviços na rede elétrica.


Ao trabalhar próximo das redes elétricas, é preciso redobrar os cuidados para não encostar-se aos fios. Qualquer descuido pode causar acidentes graves e ser fatal. A CERRP destaca alguns cuidados para evitar possíveis acidentes com energia elétrica, como evitar obras próximas à rede elétrica, não fazer instalações elétricas irregulares, não emendar fios, instalar antenas de TV longe da rede de energia, entre outros.


As sobrecargas em tomadas podem ocasionar curtos-circuitos e graves acidentes. Um brinquedo aparentemente inocente, como o famoso “papagaio de papel” (a pipa) pode causar um grande estrago e até acidentes fatais se enroscar na rede elétrica. Esse brinquedo é um dos principais responsáveis por desgastes e acidentes na rede. É um dos principais causadores de desligamentos e oscilações na rede, pois muitas vezes, os cabos chegam a romper.

Confira algumas dicas para se evitar acidentes com a rede de energia:


1 – Em construções ou reformas, mantenha distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames, que são condutores de energia. Consulte sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço e nunca se esqueça de buscar orientação com sua distribuidora de energia;


2 – Na instalação ou reparos em antenas, redobre os cuidados com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios, observando ainda se o tempo estiver bom, sem chuva. Caso a antena caia na fiação, nunca tente segurá-la ou recuperá-la. Busque ajuda da distribuidora de energia imediatamente.

3 – Nunca faça poda de árvores que estiverem próximas ou em contato com as redes elétricas. A poda de árvores é um serviço que deve ser realizado somente por profissionais preparados e qualificados.


4 – Mantenha a distância da rede elétrica ao usar máquinas agrícolas. Esteja sempre atento para evitar acidentes com máquinas agrícolas em movimento, próximo da rede elétrica. E nunca faça queimadas nem deixe a vegetação chegar perto dos fios e postes.


5 – Cuidado com os fios desencapados e mal isolados, bem como as emendas malfeitas, que podem gerar fuga de corrente e aumentar o risco de choques. Isso também pode aumentar o consumo de energia, e em função dos choques, colocar em risco a vida das pessoas.


6 – Evite a sobrecarga em tomadas. Se ligarmos, por exemplo, um microondas e uma geladeira em uma mesma tomada, esses aparelhos conectados juntos poderão ultrapassar a capacidade de carga suportada e causar curto circuito na rede elétrica.





bottom of page