
A CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto) aderiu à campanha Outubro Rosa, de prevenção contra o câncer de mama. Para marcar o início da mobilização, que visa conscientizar as mulheres sobre a importância dos exames preventivos, as colaboradoras vestiram rosa e se reuniram, junto com os diretores e colaboradores que traziam estampados em suas camisas o laço rosa/azul da campanha Outubro Rosa e Novembro Azul.
Para incentivar as mulheres, colaboradoras e consumidoras da cooperativa, a realizarem o exame preventivo para a doença, a CERRP vai sortear, no final do mês, cinco necessaires da campanha. Para isso todas as mulheres que comparecerem na recepção da empresa neste mês ganharão um cupom, onde deverão preencher com nome e dados pessoais de contato.
Campanha mundial
Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. A campanha teve origem por iniciativa da Fundação Susan G. Komem for the Cure, que no inicío da década de 1990 distribuiu laços cor-de-rosa aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, nos Estados Unidos. Desde então, o laço é o símbolo da campanha e a corrida acontece anualmente, sempre em outubro.
Incidência
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto países desenvolvidos. Representa cerca de 24,5% de todos os tipos de câncer diagnosticados nas mulheres.
As taxas de incidência da doença variam entre as diferentes regiões do planeta, com maiores taxas nos países desenvolvidos. No Brasil, a estimativa é de que ocorra a incidência da doença entre 66 mulheres para cada grupo de 100 mil mulheres.





Comments