Compreendendo papel fundamental desempenhado pelos engenheiros eletricistas, a CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto) prestou homenagem aos profissionais do setor, na última quinta, 23 de novembro, quando foi comemorado o Dia do Engenheiro Eletricista. A data, comemorada desde 2009, foi escolhida porque nesse dia, em 1913, foi instalado o Instituto Eletrotécnico de Itajubá, que em 2022 foi transformado em Universidade Federal de Itajubá (Unifei).
Sem os engenheiros eletricistas, o mundo, como conhecemos hoje, seria muito diferente. Devemos a eles desde a invenção da lâmpada aos carros elétricos, produzindo sempre de maneira incansável e muitas vezes invisível, um trabalho importante para sustentar as redes elétricas que iluminam nossas vidas.
A data foi oficializada através da Resolução nº 345, de 27 de outubro de 1992, pelo CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia). E é celebrada em todo o Brasil como um lembrete da indispensabilidade desses profissionais.
Um grande exemplo de engenheiro eletricista ao qual o mundo deve expressar sua gratidão é Thomas Edison, cuja invenção da lâmpada elétrica revolucionou o modo como vivemos e trabalhamos. Sua contribuição para a criação de sistema de geração e distribuição de energia elétrica deixaram um legado imensurável.
Outro grande exemplo nesta área é Nikola Tesla, conhecido por suas contribuições inovadoras para a construção e produção do moderno sistema de energia elétrica de corrente alternada. Sua genialidade e visão estabeleceram os alicerces para muitas tecnologias elétricas que usamos hoje.
Comments