top of page
Buscar

CERRP reforça cuidados com bandeiras, telões e rojões perto da rede elétrica

A CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto) reforça os cuidados, para se evitar acidentes, com bandeiras, telões e rojões perto da rede elétrica durante a realização dos jogos da Copa do Mundo. A empresa atende consumidores em 13 municípios no entorno de São José do Rio Preto e tem observado que comerciantes e torcedores estão animados com os preparativos e começam a enfeitar ruas, bares, clubes e casas onde irão acompanhar, principalmente, os jogos da Seleção Brasileira no Catar.


Para garantir a energia da festa, evitar transtornos e acidentes, a CERRP orienta os organizadores desses encontros para se evitar acidentes e indica os procedimentos adequados e seguros sobre os cuidados no momento na decoração.


A CERRP reforça que não é permitida a instalação de adereços, enfeites e ornamentos nos postes e nem na fiação. Esses ornamentos devem estar longe da rede elétrica. Os enfeites nunca podem ser fixados com arames metálicos, pois são condutores de energia e há aumento na chance de um choque elétrico. Ao instalar enfeites próximos a rede elétrica há ainda o risco de queda por altura durante a fixação dos ornamentos e pode ser fatal.


Deve-se evitar também o uso de fitas metalizadas, papel alumínio ou papel laminado nos enfeites, pois esses materiais são condutores de eletricidade. As bandeirinhas, mesmo amarradas com barbante, não podem ser penduradas em fios da rede elétrica.


Não se deve lançar serpentinas, confetes na rede elétrica, sejam metálicos ou não. Os telões de exibições e caixas de som devem ser montados respeitando a distância de segurança com a rede elétrica, assim como o manuseio de vergalhões, escadas e outros materiais metálicos. Não ligar muitos aparelhos na mesma tomada e nem fazer ligações clandestinas para fornecer energia para a festa.


Se for necessário contrate os serviços de um eletricista profissional para observar todos os cuidados com a rede de iluminação e tomada. A rede elétrica poderá ficar sobrecarregada e, por segurança, desligar quando menos se espera e acabar com a festa.


Fogos de artifício


Outro cuidado essencial nesses períodos de comemorações é com relação ao uso de fogos de artifício. Antes de comprar os fogos verifique se a loja é autorizada a vender o produto e peça a emissão da nota fiscal para garantir a qualidade e procedência do produto.


E sempre utilizar os artefatos em local afastado das pessoas, em áreas abertas e sem fiação. Fogos perto da rede elétrica não dá certo e pode provocar graves acidentes, interrompendo o fornecimento da energia.


Não soltar rojões e fogos de artifício perto de animais porque eles possuem a audição sensível, e o manuseio deve ser feito por adultos, que não consumiram bebida alcoólica e longe da rede elétrica. Rojões e fogos de artifícios se manuseados de forma inadequada podem causar o amputamento de membros e causar ferimentos graves nas pessoas que estejam próximas. Além de incômodos como surdez, cegueira, desnorteamento e ataque cardíaco.


Proibição


Diversas cidades, como Olímpia, Bady Bassitt, Novo Horizonte e São José do Rio Preto proibiam, desde 2018, a queima, soltura e manuseio de fogos de artificio e artefatos pirotécnicos que causem barulho. No entanto, com a lei estadual 17.389, que entrou em vigor em 2021, proíbe a soltura e comercialização de fogos de artifício com estampido em todo o Estado de São Paulo. A proibição de rojões com estampido vale para todas as 645 cidades do Estado. A multa para quem soltar rojões com barulho pode chegar até R$ 4,3 mil e para quem comercializava a R$ 11,6 mil.


Rojões e fogos de artifícios devem ser soltos bem longe da rede elétrica

bottom of page