CERRP reforça orientações de segurança para prevenir ocorrências com pipas na rede elétrica
- jornalistanelson9
- há 5 dias
- 2 min de leitura

Soltar pipa pode parecer uma brincadeira inofensiva, mas oferece riscos significativos quando estiverem próximas das redes elétrica. Com a temporada de ventos se aproximando, as brincadeiras com pipas estão de volta.
As linhas, especialmente se contiverem materiais condutores como cerol ou linha chilena, podem se tornar condutores de eletricidade ao entrarem em contato com os fios, causando acidentes graves e até fatais, além de causar interferências no fornecimento de energia.
O Centro de Operações da CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto) já registrou interferências na rede elétrica provocadas por pipas e alerta para o perigo e prejuízos causados pela interrupção no fornecimento de energia.
Quando atingem as redes, as pipas podem danificar os fios, com risco de rompê-los ou comprometer o isolamento de alguns cabos. Outro problema é a possibilidade de fechar curta-circuitos nos transformadores, acionando os sistemas que interrompem o fornecimento por segurança. O perigo pode aumentar ainda de acordo com os materiais usados na confecção de pipas e rabiolas, que podem ser metálicos e condutores de energia.
A CERRP informa que o contato das linhas com os fios, mesmo que não cause rompimento total, pode enfraquecer os cabos, aumentando o risco de acidentes futuros.
A orientação da CERRP é para que os pais orientem seus filhos para evitar áreas próximas à rede elétrica, como praças com postes, campos de futebol com linhas aéreas e ruas movimentadas. Optar por locais abertos, como parques e campos de futebol sem luzes e fiação elétrica é a melhor alternativa.
Em dias de chuva ou vento forte, os riscos são ainda maiores. Caso a pipa fique presa, não se deve tentar retirá-la. Nesses casos deve-se ligar para o telefone 0800 878 1031, da CERRP.
Comments