Buscar

CERRP registra 385 dias sem acidentes de trabalho


Estamos trabalhando a 385 dias sem acidentes de trabalho

Aqui na CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto) o assunto Segurança do Trabalho é encarado com muita seriedade por todos. Através de um conjunto de medidas visamos diminuir os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho de todo o time de colaboradores e prestadores de serviços na empresa.


Esta semana foi muito especial, pois conseguimos bater a meta de 385 dias sem acidentes com afastamento. Esta marca prova que estamos no caminho certo, trabalhando com prevenção e orientação sobre boas práticas para toda equipe de trabalho.


Na CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é feito um rodízio de colaboradores, para que todos possam participar e ter consciência das normas de segurança no trabalho. Neste ano está a frente da CIPA na CERRP o engenheiro Alexandre Sanches que comemora esse recorde de 385 dias sem acidentes de trabalho na empresa.


A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e de doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da saúde de todos os colaboradores da Cooperativa. Durante o período da pandemia do coronavírus, a empresa, que não parou um dia sequer, realizou testes preventivos e forneceu álcool em gel e máscaras para todos colaboradores.


Alexandre explica que a CERRP adota medidas exigidas por lei, não somente porque é obrigatório, mas porque a Segurança do Trabalho faz com que a empresa se organize, aumentando a produtividade e a qualidade dos serviços prestados aos seus clientes e cooperados, além de melhorar as relações de atendimento ao público.


Dados

De acordo com levantamento realizado pelo Ministério Público do Trabalho e pela Organização Internacional do Trabalho, o Brasil registrou cerca de seis acidentes a cada 100 mil acidentes ocorridos pelo mundo no período de 2002 a 2020. A cada três horas e 40 minutos, uma pessoa perde a vida em acidente no serviço no mundo, segundo dados levantados pelo Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho.


Com base nesses dados, a instituição inova em protocolos que priorizam o bem-estar de seus colaboradores, que atualmente, acompanham o crescimento da cultura de segurança no trabalho. Periodicamente são realizados cursos e treinamentos que ensinam o uso correto dos equipamentos de segurança e proporcionam maior estabilidade para quem está na linha de frente de serviços que exigem atenção e cuidados especiais. Assim todos se sentem motivados a trabalhar.


Investir em segurança é um dos diferenciais da CERRP que atua fortemente no setor de distribuição de energia elétrica para 13 municípios do entorno de São José do Rio Preto. Para chegar a marca de 385 dias sem acidentes, a CERRP investe em campanhas ao longo do ano, com apoio da CIPA, do seu Departamento de RH (Relações Humanas) e equipes técnicas.

“A busca constante para atingirmos resultados satisfatórios é um dos valores da nossa cooperativa”, afirma o presidente da CERRP, Odair Milhossi, para um ambiente seguro vai muito além de apenas atender às regulamentações. “A segurança no trabalho está presente o tempo todo e faz parte na rotina dos colaboradores”.