top of page
Buscar

Colaboradores da CERRP participam de curso destinado à segurança cibernética


Felipe Carvalho, Leonardo Oliveira, Natália Silva e Paulo Zanquetta assistem aula online na sala de reuniões da CERRP

Cinco colaboradores da CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto) participam de curso de segurança cibernética, ministrado à distância pelo SESCOOP (Serviço Nacional de Aprendizagem de Cooperativismo). Os participantes do curso funcionarão como disseminadores de conhecimento sobre as possíveis ameaças tecnológicas para outros colaboradores da empresa. O curso tem 8 horas de carga horária e está sendo ministrado nesta segunda e terça-feira.


Ministrado por Adriano Santana Barbosa, o curso ensina técnicas para proteger as pessoas e empresas contra os ataques cibernéticos, que se aproveitam das vulnerabilidades digitais para invadir, roubar e manipular dados ou arquivos. “Todos dias, a todo momento estamos sujeitos a invasões”, explica Barbosa. “Ninguém está seguro. Ninguém nunca esteve seguro e ninguém estará seguro na internet. Todos sabemos disso. Mas todos nós esquecemos disso porque todos se acomodam com isso”.


Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 152 milhões de brasileiros possuem acesso à internet e ficam, em média, três horas e meia por dia conectados. Assim como em outros aspectos de segurança, um dos grandes responsáveis pela invasão na segurança cibernética é o próprio usuário, que deve ter consciência dos riscos e evitar atitudes que possam expor falhas a serem exploradas.


Conscientizar os funcionários é a primeira linha de defesa para se livrar dos ataques. Adriano Barbosa ensinou no curso que não se pode ir clicando em qualquer link que nos chegam, quer seja por e-mail, pelo SMS ou pelos aplicativos de mensagens. “O que muitas vezes parece ser uma promoção ou oferta de algum brinde ou vantagem por parte de alguma empresa não passa de algum golpe para colher dados do usuário ou invadir sistemas”.


Os funcionários devem ter consciência dos riscos que possam expor falhas a serem exploradas. A segurança cibernética é uma preocupação constante e crescente para empresas de todos os setores. A medida que as ameaças cibernéticas continuam a evoluir, medidas eficazes devem ser tomadas para proteger sistemas e dados confidenciais. Promover a cultura de segurança no local de trabalho é fundamental para garantir que todos entendam e participem da proteção dos dados da empresa.

bottom of page