Ligar um interruptor, assistir uma novela na televisão, um filme no cinema, guardar comida na geladeira, mexer no computador, entre outras coisas. Todas essas atividades dependem de energia elétrica. E por trás dela, há sempre o trabalho do engenheiro eletricista.
Na sociedade moderna, a profissão de engenheiro eletricista desponta como uma das mais relevantes. Estes profissionais são responsáveis por projetar, construir e manter sistemas elétricos que alimentam nossas casas, impulsionam a indústria e revolucionam a tecnologia.
Sem eles, o mundo, como conhecemos hoje, seria muito diferente. E o dia 23 de novembro é comemorado o Dia do Engenheiro Eletricista. A data é reservada para homenagear aqueles que, de maneira incansável e muitas vezes invisível, constroem e sustentam as redes elétricas que iluminam nossas vidas.
A engenharia elétrica, tal como conhecemos hoje, não nasceu do dia para a noite. Sua origem é um reflexo da evolução humana, do incessante desejo de descoberta e inovação.
Pode-se dizer que a engenharia elétrica iniciou quando o homem das cavernas descobriu pela primeira vez que esfregando um osso atraia pequenas partículas, numa manifestação do que hoje chamamos de eletricidade estática. Desde então, houve constante ascensão dessa disciplina, calcada nas conquistas de muitos pioneiros que abriram caminho para o nosso mundo energizado.
O dia 23 de novembro foi escolhido para homenagear o engenheiro eletricista porque foi a data de inauguração do Instituto Eletrotécnico de Itajubá (MG), a primeira universidade tecnológica do Brasil, em 1913. A data foi regulamentada em 1992 por resolução do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e oficializada em 2009 pela Lei nº 12.074. Nesse mesmo dia também se comemora o Dia de Santa Efigênia, padroeira dos eletricistas.
Grandes nomes
Muitos engenheiros eletricistas se destacaram na humanidade. Um dos mais notáveis é Thomas Edison, cuja invenção da lâmpada e de sistemas de geração e distribuição de energia, que revolucionou o modo como vivemos e trabalhamos.
Outro exemplo notável é Nikola Testa, conhecido por suas inovadoras contribuições para o funcionamento dos veículos elétricos.
Comentarii