Buscar

Equipe da CERRP veste azul para marcar o Novembro Azul




A equipe de atendimento ao público da CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto) está usando camiseta azul neste mês para incentivar a campanha do Novembro Azul. Até o presidente da CERRP, Odair Milhossi, fez uso da vestimenta. O Novembro Azul é a maior campanha de conscientização sobre câncer de próstata e a saúde do homem.

A campanha Novembro Azul tem como objetivo conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde, principalmente em relação ao câncer de próstata e ao diabetes. Falar sobre a saúde masculina e chamar a atenção para o fato de que prevenir é melhor que remediar. O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte entre os homens no país.


Dados da doença


De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele do tipo não melanoma. O tumor de próstata, segundo dados do Inca, atinge um a cada 36 homens e já levou 68 mil a morte no ano passado.

A boa notícia é que quando detectado precocemente, o tratamento é menos invasivo e oferece mais chances de cura. Porém, como o diagnóstico envolve o toque retal, um exame que ainda é cercado de polêmicas, muitos homens relutam em realizá-lo em função do preconceito. Nesse sentido, um dos objetivos do Novembro Azul é justamente quebrar esses tabus e conscientizar a população masculina sobre os cuidados com a saúde.


História do Novembro Azul


Com ênfase na saúde masculina, o Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, intitulada de Movember, que é uma mistura das palavras “moustache” (bigode, em inglês) com “november” (novembro, em inglês), aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.

No dia 14 novembro também ocorre o Dia Mundial de Combate ao Diabetes. Cerca de 250 milhões no mundo têm diabetes. Os números assustam e ajudam a avaliar o tamanho do desafio para combater essa doença. A data foi escolhida por marcar o aniversário de Frederick Bating, médico canadense que concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.

  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram

© 2020 CERRP - Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto - CNPJ: 46.598.678/0001-19