Instalação de novo alimentador e religador reforça segurança e confiabilidade da rede elétrica
- jornalistanelson9
- 28 de jul.
- 2 min de leitura

Para garantir maior segurança e qualidade no fornecimento de energia elétrica, está sendo realizada a construção de novo alimentador e instalação de religador na rede compacta. A ação adotada pela CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto) tem como objetivo principal reduzir interrupções no serviço e melhorar a estabilidade da rede, beneficiando diretamente mais de 20 bairros da região norte de São José do Rio Preto e de Ipiguá.
Para a instalação do novo alimentador e religador foi necessário o desligamento temporário no fornecimento de energia para 20 bairros, afetando 3.600 unidades consumidoras de Ipiguá e zona norte de São José do Rio Preto na última sexta-feira, dia 11. Foram três horas e meia de interrupção, previamente anunciado pelo Departamento de Comunicação da CERRP, por meio de mensagens por SMS, emissoras de rádio e televisão, redes sociais e imprensa em geral.
Os religadores automáticos são equipamentos inteligentes que detectam falhas temporárias na rede, como aquelas causadas por descargas atmosféricas ou contatos momentâneos com a vegetação. Eles restabelecem o fornecimento de forma rápida e automática, sem a necessidade de intervenção manual. O engenheiro Alexandre Alves Sanches, do departamento técnico da CERRP, explica que o controle é feito à distância pela Central de Operações na sede da empresa.
Em muitos casos, o sistema é capaz de normalizar o serviço em poucos segundos. Com essa modernização, mais de 20 bairros passam a contar com um fornecimento de energia mais estável, seguro e eficiente. A iniciativa também contribui para a agilidade nas ações de manutenção e para a redução do tempo médio de restabelecimento em caso de falhas.
Essa é mais uma etapa do compromisso contínuo da diretoria da CERRP com a melhoria da infraestrutura elétrica, priorizando o bem-estar da população e a confiabilidade do serviço prestado.


Comentários