top of page

Outubro terá bandeira tarifária reduzida, mas ainda não é a ideal

  • jornalistanelson9
  • 6 de out.
  • 2 min de leitura
Termoelétrica Mário Covas, localizada em Cuiabá (MT) teve de ser acionada em época de estiagens

Termoelétrica Mário Covas, em Cuiabá (MT), teve de ser acionada em época de estiagens


O mês de outubro terá bandeira tarifária reduzida na conta de luz para Vermelha 1. Mas, devido as condições climáticas de tempo seco, ainda não é a ideal. No patamar Vermelha 1 significa que haverá custo adicional de R$ 4.463 por cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Em setembro, a bandeira estava também Vermelha, mas no Patamar 2, com um adicional de R$ 7.877 por 100 kWh.

 

A mudança para o Patamar 1 em outubro representa uma redução no custo adicional, embora a conta de luz continue com uma cobrança extra. As condições de geração de energia são mais custosas devido à baixa vasão de chuvas, o que exige o uso de termelétricas para suprir a demanda.

 

A indicação do volume de chuvas abaixo da média e o consequente reflexo no nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas não são favoráveis para a geração de energia. Diante desse cenário, há necessidade de acionamento das usinas termelétricas, que são mais caras e justificam o acionamento da bandeira Vermelha Patamar 1 para outubro. Nos meses anteriores tinha sido acionada a bandeira Vermelha Patamar 2.

 


Usinas termelétricas

 

No Brasil as 3.034 usinas termelétricas estão espalhadas por todo o país, nos 26 estados e no Distrito Federal. Pelo acompanhamento da ANEEL, os estados com maior número de usinas térmicas estão na região Sudeste, congrega 1.574, ou seja, mais da metade do geral, sendo São Paulo e Rio de Janeiro os que possuem maior quantidade.

 

São Paulo gera majoritariamente termeletricidade a partir da biomassa. Das 937 usinas térmicas no estado, 698 são movidas a combustível fóssil, que juntas produzem 2,7 GW. As outras 239 usinas térmicas são a biomassa. No Rio de Janeiro, 150 de suas 157 usinas térmicas utilizam combustível fóssil.

 

Usinas hidrelétricas

 

As usinas hidrelétricas no Brasil, que são cerca de 1.500 entre grandes, médias, pequenas e micros espalhadas por todos os estados, têm um papel central na matriz energética. Responsáveis por mais e 60% da geração de energia elétrica nacional, essas usinas utilizam o fluxo das águas para transformar energia mecânica em energia elétrica.

 

 
 
 

Comentários


CERRP_SiteNOVO_PREMIOS_NOVO_SOMOSCOOP.pn

© 2020 CERRP - Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto - CNPJ: 46.598.678/0001-19

Logo_A9_PNG.png
  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram
bottom of page