Outubro terá bandeira tarifária reduzida, mas ainda não é a ideal
- jornalistanelson9
- 6 de out.
- 2 min de leitura

Termoelétrica Mário Covas, em Cuiabá (MT), teve de ser acionada em época de estiagens
O mês de outubro terá bandeira tarifária reduzida na conta de luz para Vermelha 1. Mas, devido as condições climáticas de tempo seco, ainda não é a ideal. No patamar Vermelha 1 significa que haverá custo adicional de R$ 4.463 por cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Em setembro, a bandeira estava também Vermelha, mas no Patamar 2, com um adicional de R$ 7.877 por 100 kWh.
A mudança para o Patamar 1 em outubro representa uma redução no custo adicional, embora a conta de luz continue com uma cobrança extra. As condições de geração de energia são mais custosas devido à baixa vasão de chuvas, o que exige o uso de termelétricas para suprir a demanda.
A indicação do volume de chuvas abaixo da média e o consequente reflexo no nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas não são favoráveis para a geração de energia. Diante desse cenário, há necessidade de acionamento das usinas termelétricas, que são mais caras e justificam o acionamento da bandeira Vermelha Patamar 1 para outubro. Nos meses anteriores tinha sido acionada a bandeira Vermelha Patamar 2.
Usinas termelétricas
No Brasil as 3.034 usinas termelétricas estão espalhadas por todo o país, nos 26 estados e no Distrito Federal. Pelo acompanhamento da ANEEL, os estados com maior número de usinas térmicas estão na região Sudeste, congrega 1.574, ou seja, mais da metade do geral, sendo São Paulo e Rio de Janeiro os que possuem maior quantidade.
São Paulo gera majoritariamente termeletricidade a partir da biomassa. Das 937 usinas térmicas no estado, 698 são movidas a combustível fóssil, que juntas produzem 2,7 GW. As outras 239 usinas térmicas são a biomassa. No Rio de Janeiro, 150 de suas 157 usinas térmicas utilizam combustível fóssil.
Usinas hidrelétricas
As usinas hidrelétricas no Brasil, que são cerca de 1.500 entre grandes, médias, pequenas e micros espalhadas por todos os estados, têm um papel central na matriz energética. Responsáveis por mais e 60% da geração de energia elétrica nacional, essas usinas utilizam o fluxo das águas para transformar energia mecânica em energia elétrica.


Comentários