top of page
Buscar

Técnicos do Rio Grande do Sul se reúnem com engenheiros da CERRP


Engenheiros da CERRP, Jhonas Pedroza e Alexandre Sanches (ao centro) com os técnicos da Sul Engenharia e Sistemas

Técnicos da Sul Engenharia e Sistemas, empresa sediada em Porto Alegre (RS) e que há mais de 20 anos fornece sistemas de automação para cooperativas de energia elétrica em todo o País, estiveram nesta terça-feira (21) na sede da CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto). Os desenvolvedores de sistema Antônio Zampieri, Clofe Bassos e Josué Bruver estiveram reunidos com os engenheiros eletricistas da CERRP Jhonas Garcia Pedroza e Alexandre Alves Sanches para apresentar atualizações e receberem sugestões para o melhor funcionamento do sistema.


A preocupação dos técnicos é que a automação do sistema seja cada vez mais eficiente possibilitando que os eventuais problemas na rede elétrica sejam corrigidos antes de qualquer transtorno e reclamação dos clientes. O programa desenvolvido registra todas ocorrências, informando o horário preciso (com horas, minutos, segundos e locais afetados) e quais os motivos que provococaram a incidência: se foi vento, galhos de árvores ou qualquer outro objeto estranho na rede elétrica.


“O programa registra um histórico das ocorrências, mapeando e otimizando o uso dos equipamentos”, explica Antônio Zampieri. “Pode, inclusive, sinalizar a necessidade da troca de determinado equipamento, antes mesmo de a empresa receber reclamações de seus clientes”. Em resumo, o programa utilizado pela CERRP funciona, numa explicação mais popular, como se fosse “a caixa preta de um avião”.


A “caixa preta” é um aparelho obrigatório utilizado em aviões que serve para registrar mensagens enviadas e recebidas das torres de comando, condições do avião, conversas dentro da cabine, as variações da velocidade, aceleração, altitude e da potência. No caso da rede de energia, o sistema registra as oscilações, tomadas e transformadores aquecidos e curtos-circuitos. Tudo isso são sinais claros de que algo não vai bem. Saber com antecedência como identificar esses problemas é fundamental para manter a segurança de todo o sistema de fornecimento e evitar desligamentos e situações mais graves, como incêndios e explosões.


Fazer manutenções periódicas e preventivas é o melhor jeito de manter a rede elétrica sempre segura. Dessa forma, caso algum problema seja notado, será possível corrigi-lo antes de qualquer transtorno. E para isso a CERRP vem, ao longo dos últimos anos, ampliando a quantidade de técnicos e colaboradores em seu quadro de serviços, além de investir em equipamentos e tecnologias modernas para melhorar a qualidade do serviço aos seus clientes.

.

Josué Bruver, Antônio Zampieri e Clofe Bassos, reunidos com os engenheiros da CERRP


bottom of page