top of page
Buscar

Uso do ar-condicionado faz consumo de energia aumentar



Aparelho de ar-condicionado gasta mais energia do que um ventilador

Com a chegada do verão e temperaturas mais quentes é comum que aumente o uso dos aparelhos de ar-condicionado e, consequentemente, o consumo e os gastos com a energia elétrica. A CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto) dá algumas dicas e orientações para tentar economizar energia nessa época do ano.

 

A primeira delas e é bom que os consumidores saibam que um aparelho de ar condicionado de 9.000 BTUs, usado por 8 horas por dia, durante 30 dias, terá um gasto de 159,60 kWh, enquanto um ventilador de 150W de potência, gasta 36,00 kWh. Em termos de dinheiro seria, respectivamente, mais ou menos equivalente a custo mensal de R$ 133 contra R$ 30. Evidentemente que o valor vai depender da quantidade de energia consumida e do valor cobrado de kWh.

 

As pessoas têm diferentes hábitos em relação a ligar e desligar o ar-condicionado. Enquanto uns desligam o aparelho quando saem de um determinado cômodo, outros deixam o ar-condicionado ligado direto por horas. Há ainda quem desliga o aparelho quando a temperatura do ambiente fica agradável e volta a liga-lo quando esquenta.


Mas, afinal de contas, qual o melhor procedimento e como economizar energia com o ar-condicionado? Estudos feitos pelo Conselho Americano para Economia de Energia, mostram que o aparelho deve ser desligado somente quando não estiver em uso. O liga e desliga constante além de prejudicar a climatização do ambiente pode provocar danos no funcionamento do aparelho.

 

Os estudos, realizados também por diversas empresas especializadas, mostram que o aparelho funciona com mais eficiência quando está em velocidade máxima. Ligado no máximo, o ar também tem melhor capacidade de desumidificar o ambiente.

 

Apesar de muitos acreditarem que o aparelho precisa de um tempo para “descanso”, não existe regra sobre isso. Não existe limitação ou problema de o aparelho ficar ligado durante muitas horas do dia, tirando a parte do consumo, que será grande. Especialistas sobre o assunto apontam vários fatores que precisam ser levados em conta para determinar se ligar e desligar o ar-condicionado, gasta mais energia ou não. O tamanho do ambiente, quanto tempo haverá pessoas no local e qual a temperatura usada são alguns deles.

 

Se o ambiente ficar vazio por muitas horas, a orientação é desligar o ar-condicionado para evitar picos de tensão durante o dia. Agora se, por exemplo, as pessoas forem se ausentar do local por menos de duas horas, vale manter o aparelho ligado, porém em uma temperatura mais alta. Assim, o ar gasta menos energia ao ser ligado novamente numa temperatura mais baixa.

 

Pode-se também programar o aparelho com um termostato programável. Com o dispositivo, é possível agendar as configurações do aparelho de ar de acordo com os horários em que o ambiente estará sendo ocupado.

 

Outra possibilidade é ajustar o termostato para uma temperatura um pouco mais alta. Segundo estudos, os condicionadores de ar usam de 3% a 5% menos energia para cada grau aumentado no dispositivo. Então, a dica é se vai ficar fora, em vez de desligar o ar-condicionado, mantenha-o ligado e programe o termostato para 29ºC. E outra dica importante é investir na compra de um ar-condicionado do sistema Inverter. Essa tecnologia impede os picos de tensão durante o funcionamento do ar, os grandes vilões dos gastos de energia. Os fabricantes prometem uma economia de 30% em relação aos modelos convencionais.

 

bottom of page